abravidro
OK   
Mercado | Mercado brasileiro

O mercado vidreiro nacional atende os mercados interno e externo, competindo em condições de igualdade com empresas do exterior. Atualmente, seis indústrias, representadas pela Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), abastecem o mercado de vidros planos no Brasil: AGC, Cebrace, Guardian, e Vivix na produção do vidro float, e Saint-Gobain Glass e União Brasileira de Vidros (UBV), na fabricação do vidro impresso.

De propriedade do grupo japonês Asahi Glass Company, a AGC Vidros do Brasil inaugurou oficialmente em abril de 2013 sua fábrica no município de Guaratinguetá (SP). O forno possui capacidade para produzir 600 t diárias de vidros flotados, além de espelhos e automotivos de todos os tipos.

A Cebrace, joint-venture dos grupos nipônico NSG/Pilkington e francês Saint-Gobain, possui cinco unidades industriais no Brasil: três em Jacareí (SP), uma em Caçapava (SP) e outra em Barra Velha (SC). Juntas, essas plantas produzem 3.600 t/dia de vidros. A empresa já anunciou a inauguração do sexto forno, em Camaçari (BA), ainda sem previsão de inauguração.

A multinacional americana Guardian possui unidades instaladas no interior dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, nas cidades de Porto Real e Tatuí, respectivamente. A última começou a operar em 2009 e produz 830 t diárias de vidros. A fábrica de Porto Real, por sua vez, produz 600 t/dia.

A Saint-Gobain Glass, com parque fabril instalado em São Vicente, cidade do litoral Sul paulista, reinaugurou, em setembro de 2010, seu novo forno totalmente reconstruído e sua fábrica reformada. Dali saem 100 t/dia de vidros impressos.

A União Brasileira de Vidros (UBV) preferiu a Zona Sul da cidade de São Paulo para abrigar sua unidade fabril. No final de 2008, a fabricante inaugurou seu novo forno com capacidade produtiva de cerca de 240 t/dia de vidros impressos.

A Vivix, pertencente ao grupo brasileiro Cornélio Brennand, inaugurou oficialmente, em abril de 2014, a primeira fábrica de float com capital 100% nacional. Erguida em Goiana (PE), a planta produz 900 t/dia do material. A empresa afirma pretender construir, nos próximos anos, a segunda planta — esta na Região Sudeste.


Fabricação do vidro float
O processo produtivo dominante na indústria vidreira mundial é o float. As matérias-primas do vidro — sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio — são misturadas com precisão e fundidas em forno. O vidro, fundido a aproximadamente 1.000ºC é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito quimicamente controlado, onde flutua, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.

..................................Veja também....

Fabricação de vidros planos

Distribuição, processamento e comercialização

Outros segmentos do vidro

Tendências

 

<< Voltar
Publicidade:
Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters:

Institucional
.: Quem somos
.: Histórico
.: Diretoria
.: Entidades associadas
.: Empresas associadas

Associe-se
.: Vantagens
.: Cadastre-se

.: Simpovidro

.: Contato

Fique por Dentro
.: Notícias
.: Agenda
.: Galeria de fotos
.: Dúvidas frequentes
.: Links
.: Vídeos
.: História do vidro
.: Cartilha ST
.: Panorama setorial 2013
.: Panorama setorial 2014
.: Simpovidro 2013:
Estatísticas & Resultados

.: De olho no boxe

O Vidroplano
.: Perfil
.: Assine
.: Anuncie
.: Edições Anteriores

Treinamento
.: Senai/SP
.: Treinamento/PR
.: Treinamento/MG
.: Cursos On-line
.: Curso Arkhi-arquiteto
.: Especialização técnica

Normas Técnicas
.: ABNT / CB-37
.: Agenda de reuniões
.: Normas vigentes
.: Projetos em discussão

Certificação
.: Vantagens
.: Como se certificar
.: Empresas certificadas
.: Consultoria Abravidro
.: Ensaios
.: Dúvidas frequentes

Mercado
.: Mercado
.: Fabricação
.: Distribuição
.: Outros segmentos
.: Tendências

Vidros de A-Z
.: Dicionário
.: Tipos de vidros
.: Reportagens especiais

Anuncie
.: Ache Fácil
.: Revista O Vidroplano
.: Portal Abravidro

.: Ache Fácil
.: Cadastro gratuito

ABRAVIDRO
Rua Monte Alegre, 61, 11º andar
Perdizes, São Paulo, SP.
05014-000

Tel: (11) 3873-9908
Fax: (11) 3873-9910


e-mail:abravidro@abravidro.org.br

Rede Sociais:
Blog - Facebook - Twitter
- You tube - Flickr - Instagram

• Abravidro © 2012 - Todos os Direitos reservados • One Pixel Design e Tecnologia • Política de segurança e privacidade